Releases

O que: documentários paraibanos no Thessaloniki International Lgbt Short Film Festival e no 13º Long Film Tributes,
Quando: dia 06/05/11 – Mostra Trans-Brazil
Onde: Tessalonika, Grécia

Mostra Trans-Brazil exibe documentários paraibanos na Grécia

O 3º Thessaloniki International Lgbt Short Film Festival e o 13º Long Film Tributes _que acontecem na cidade de Tessalonika, na Grécia, exibem os documentários paraibanos “O rebeliado”, de Bertrand Lira;  “Paola” , de Eduardo Chaves e “”Homens”, de Lúcia Caus e Bertrand Lira, nesta sexta, dia 06. Além das obras paraibanas, o Brasil será representado por mais dois filmes: os curtas de ficção “A Mais Forte” e “Cinco minutos”, de Rick Mastro, de São Paulo.
O Panorama Cultural nasceu em 1999 (inicialmente denominada como "Panorama de Cinema LGBT e eventos paralelos”). Por iniciativa da Associação contra a Homofobia e em colaboração com o Thessaloniki International Film Festival, que acontece de 05 a 11 de maio no teatro Olympion Mansion, na praça Aristóteles, no centro da cidade. Um dos apoiadores do primeiro festival foi o Instituto Alemão Goethe em Salônica. Hoje, o festival também é apoiado pelo Instituto Francês, bem como o Consulado Geral da França e da Associação de gênero e sexualidade em Salônica.  Salônica ou Thessalonica é a segunda maior cidade da Grécia e a principal cidade da região grega da Macedônia. Ela foi construída por determinação de Cassandro, em 316 a.C., que lhe deu o nome da sua esposa, Tessalônica, meio-irmã de Alexandre Magno.
Coordenado por Nikolaos Hatzitrifon, os festival de longas e o de curtas vão exibir trabalhos da África do Sul, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha Itália, Israel, Estados Unidos e Brasil. No Tributo LGBTI de filmes de longa-metragem, foram incluídos 8 filmes com mais de 60 minutos de duração, entre eles “O rebeliado” (2008). Por sua vez, o Salônica LGBTI Festival de Curtas Metragens selecionou 24 obras onde serão apresentados os curtas “Homens” (2008) e “Paola” (2003).
O Panorama Cultural de Salônica visa a apresentar problemas com relação aos
interesses, necessidades e desejos cidadãos (homens e mulheres LGBT), bem como
as dificuldades que essas pessoas têm de lidar com um sentimento dominante homofóbico e uma hostilidade ideológica existentes no meio social. Para atingir esses objetos, a Panorama Cultural apóia a expressão cultural, o diálogo social e o desenvolvimento do cidadão. O Thessaloniki Panorama Cultural LGBT contra a homofobia
inclui o Salônica LGBTI Festival de Curtas Metragens e o Tributo de LGBTI de filmes de longa-metragem, eventos de belas artes (arte, bem como exposições de fotografia), discussões (seminários, palestras, conferências).
Patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), o documentário “O rebeliado” dirigido por Bertrand Lira, narra em 70 min a história inusitada da vida de um ex-travesti: de uma infância miserável, marcada pelo trabalho semi-escravo e pela mendicância, à prostituição nas ruas da capital da Paraíba e sua conversão em pastor evangélico. Primeiro longa do diretor, o documentário foi exibido em festivais brasileiros e no exterior como o Les Reflets du Cinéma Ibérique et Latino-américaine, de Lyon (França) e o Festival Miradasdoc, Ilhas Canárias (Espanha).
Dirigido por Eduardo Chaves, “Paola” (2003), tem 19 min de duração e narra o cotidiano de Paola, uma travesti que vive numa cidadezinha no interior da Paraíba. A cidade de Caldas Brandão é considerada pelo IBGE como um aglomerado rural. Esta localidade, de cerca de 1800 habitantes, é cenário para o documentário realizado em vídeo digital. Recheado de depoimentos de moradores da cidade, o vídeo busca o cotidiano de José Bento dos Santos, filho de agricultores e que resolveu que deveria mudar seu nome para Paola e viver ''como mulher''. Relata ainda experiências e considerações sobre as duras condições de vida de Paola e dos membros da localidade.
“Homens” realizado em co-direção com a capixaba Lúcia Caus, percorreu diversos festivais brasileiros, entre eles o 36º Festival de Cinema de Gramado de 2008, o 20º Festival Internacional de Curtas de São Paulo e Festival Internacional do Rio de Janeiro de 2009. No exterior concorreu nos VI Encuentro Hispanoamericano de cine y vídeo, na Cidade do México, e no 12º Festival Internacional de Cine Expression em corto, San Miguel de Allende, também no México. Entre os prêmios recebidos, destacam-se o de Melhor Direção no II For Rainbow, Fortaleza, e a Menção Honrosa no 16º Mix Brazil, São Paulo.